segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Semana de maratona para o Onca

Por redação Onca

7 manifestações em 5 dias!

A primeira semana de novembro de 2011 foi uma semana de maratona para os ativistas do Onca. Em 5 dias foram 7 manifestações, em 3 cidades e 2 estados diferentes. No sábado, dia 05, e no domingo, dia 06, foram 2 manifestações por dia. Além disso, Onca colaborou na exposição artística da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) e da Mostra Animal de cinema, em parceria com o grupo de Curitiba da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Ou seja: foram em 6 dias, 10 ações diferentes.

A “maratona” começou já no dia 01, terça-feira, com o integrante do Onca, Emerson, colaborando com a montagem da exposição itinerante “Informar para Transformar”, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, que conta a história e ações da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) em defesa dos direitos animais.

Na quarta-feira, dia 02, feriado nacional, o grupo deu início a uma manifestação contra o comércio de animais, juntamente com a AdoteBicho, voluntários de outras entidades e simpatizantes, diante do Marumby Expo Center, em Curitiba (PR), onde acontecia uma feira de filhotes de cães e gato, aves, peixes e animais exóticos.

Com faixas, banners e cartazes, os manifestantes panfletavam e abordavam as pessoas que se dirigiam à feira, esclarecendo sobre o sofrimento vivido pelos animais criados para comércio e sobre a situação dos animais abandonados ou que vivem em abrigos.

As atividades foram encerradas as 19h, quando o movimento de pessoas já era praticamente nulo.

No dia seguinte, quinta-feira, dia 03, na estréia do Super Bull, torneio de montaria e rodeio, realizado no Expotrade Convention Center, em Pinhais, o Onca esteve presente, juntamente com a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), ativistas independentes e voluntários.

Desde as 17h30 os manifestantes estiveram presentes no local, com faixas, banners, cartazes e megafone. Muitas foram as opiniões de apoio do público e os ativistas deixaram o local quando já passavam das 23h.

Na sexta-feira, dia 04, segundo dia do evento, a manifestação recomeçou às 19h, com panfletagem e também o uso das faixas, banners, cartazes e megafone, que abordavam a crueldade a que eram submetidos os animais nas práticas de rodeios e de que a humilhação e sofrimento de animais para a diversão do homem é totalmente dispensável e desnecessária.
Às 23h as atividades foram encerradas.

O sábado, dia 04, foi um dia histórico para o Onca: foram 3 atividades num mesmo dia! Às 14h ativistas estavam de volta à feira de animais no Marumby Expo Center, em Curitiba (PR), unindo-se a outros voluntários para protestar contra a comercialização de animais, abordando o público e exibindo faixas, banners e cartazes.

A manifestação durou até às 18h, quando a movimentação de pessoas se tornou praticamente nula. Após esse horário, o grupo de ativistas do Onca se dirigiu para a cidade de Pinhais (PR), para dar continuidade ao protesto contra o rodeio Super Bull, já no terceiro dia.

Nesta mesma tarde, alguns integrantes do Onca colaboravam na realização da Mostra Animal, exibição de filmes relacionados à causa animal, num parceria com o grupo de Curitiba da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que aconteceu na Cinemateca de Curitiba, até o início da noite. De lá, também alguns ativistas se dirigiram para a manifestação em Pinhais.

Já a partir das 19h os manifestantes foram se reunindo e o terceiro dia do protesto continuou com sucesso, abordando o público e também recebendo apoio de muitas pessoas.
Só após as 23h os trabalhos foram finalizados.

No domingo, dia 06, um outro feito importante para a história do grupo: quando o grupo do Onca iniciava as 16h a presença no rodeio que aconteceria em Pinhais, no Paraná, o grupo do Onca no Rio Grande do Sul ia finalizando as atividades num protesto com animais em rodeios na cidade de Garibaldi (RS), no parque de eventos Fenachamp.

Em Garibaldi, da mesma forma, com faixa, cartazes e panfletos, os ativistas abordavam e conscientizavam as pessoas que transitavam para o sofrimento vivido pelos animais nos rodeios e divulgaram os princípios dos Direitos Animais.

Em Pinhais, no Paraná, para fechar a semana com sucesso, mesmo com um movimento bastante aquém do esperado, os ativistas do Onca, com a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), e outros voluntários decidiram ficar até as 22h.

Assim, enquanto ativistas no Rio Grande do Sul suportavam um calor sufocante da tarde em Garibaldi, outro grupo do Onca enfrentava a noite fria de Pinhais, no Paraná. Ambos levantando a voz contra rodeios, ambos levantando a voz por uma mesma causa: o fim da exploração animal.