segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Passeata pede paz, em Garibaldi (RS)

Onca participa de passeata pela paz aos humanos e animais

por Redação Onca




No sábado dia 22/10/2011, ativistas do Onca marcaram presença em uma passeata pela paz aos humanos e animais, realizada em Garibaldi (RS).

A iniciativa da manifestação partiu de moradores locais em protesto a um fato ocorrido dias antes: José Luiz Gregoletto Andrade, conhecido popularmente como Zé Luiz, de 51 anos, empresário e morador na cidade, um amante dos animais e sempre envolvido em questões relacionadas a estes, que sofreu um espancamento violento e foi hospitalizado em estado grave.

Os fatos:

Segundo o relato de José Luiz quando registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia, o empresário havia socorrido um cachorro mordido acidentalmente por seu cão da raça Dog Alemão. O cão ferido foi levado a uma clínica veterinária de seu bairro, Bairro Alfândega. Durante o procedimento de sutura do corte, numa atitude instintiva motivada pela provável dor, o cão tentou morder a mão do veterinário, que acabou por agredí-lo violentamente com chutes. José, que presenciou a cena, imediatamente retirou o animal do local e procurou outra clínica, para depois registrar o Boletim de Ocorrência pelos maus-tratos ao animal.

Dias depois, no final da tarde de terça-feira, dia 11 de outubro (véspera de feriado), como fazia costumeiramente, José passeava com dois de seus cães, quando se deparou com o veterinário contra quem registrara os maus-tratos. Ameaçado, José tentou abrigo num bar, onde acabou sendo violentamente agredido. Até um taco de sinuca suspeita-se ter sido usado para os golpes. O fato é que José Luiz sofreu fraturas profundas na cabeça, com afundamento no crânio, foi hospitalizado e permanece em estado grave, de coma induzido no Hospital Saúde, em Caxias do Sul (RS), internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O caso ganhou repercussão em jornais e emissoras de televisão da região, como Rede Record, Bandeirantes e RBS Tv, além de mídias sociais, principalmente Twitter e Facebook, até que a passeata no sábado dia 22 foi organizada.

Com faixas e cartazes pedindo paz e contra maus-tratos aos animais, mais de 200 pessoas, entre moradores locais, familiares da vítima e representantes de entidades -inclusive levando seus animais de estimação-, a caminhada iniciou em frente ao cemitério do Bairro Alfândega, passando pelo local onde José Luiz foi agredido, onde foi feito um minuto de silêncio. A caminhada seguiu silenciosa e pacífica até o centro da cidade, chegando ao Centro Histórico, quando pessoas que estavam pelo local aplaudiram o manifesto e foram ouvidas palavras de ordem, pedindo justiça e um sonoro “Acorda Garibaldi!”. Emissoras de rádio e televisão também acompanharam e registraram o evento. Encerrando o manifesto, uma oração pública foi feita na praça em frente à uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, pedindo a recuperação de José Luiz.

O pedido da manifestação foi ao mesmo tempo pedindo justiça pela violência sofrida por José Luiz, mas também um grito de que as pessoas não se intimidem em denunciar crimes contra os animais.
"O José Luiz quando tomou a decisão de procurar a polícia para abrir o Boletim de Ocorrência foi porque acredita que é a Justiça que tem que cuidar desses assuntos. Os maus-tratos aos animais são punidos com a devida legislação, e foi isso que ele buscou, que a questão fosse resolvida dentro da lei.", disse Sílvia, esposa de José Luiz, em entrevista à Rádio Garibaldi.

"Não só nesse caso, como em todos os outros casos, a justiça e a paz tem que predominar sempre. A importância de um movimento como esse é a de mostrar que a sociedade não tem medo de intimidações, de sofrer consequências lutando como algo que é a paz. Principalmente com relação aos animais, que não têm como se defender. As pessoas têm que se mobilizar para que a violência ao animal acabe e a violência contra humanos também acabe.", disse Pedro, participante da manifestação, à redação de Onca.

Bastante emocionada, Maria Inês, falando à Onca desabafou: "Primeiramente, se as pessoas se amassem mesmo elas teriam um amor pela natureza, pelos animais. Mas mesmo as pessoas da má índole, eu acredito que possam mudar e que venham para o nosso lado, a favor do amor, .porque só o amor é que transforma.". Ela também esteve presente em toda a passeata e agradeceu a mobilização popular.

"Esse movimento é importante para mostrar pra todo mundo que a gente tem que agir, tem que vir pras ruas. Eu espero que as autoridades façam um bom trabalho, que o caso seja julgado corretamente, que não dêem apoio a nenhum dos dois lados, apenas façam a sua parte e que quem estava presente no momento da situação comente tudo o que viu e o que aconteceu e não se deixe intimidar por medo.", disse Camila, participante da passeata.

Diversos estudos comprovam que a violência ao animal está diretamente relacionada à violência dirigida à humanos. Ou seja: que pessoas que são violentas com animais tendem a direcionar essa violência à outras pessoas, inclusive mulheres e crianças. Sendo assim, não há como desvincular essas duas formas de violência. Se queremos acabar com uma, devemos combater a outra. Por isso, Onca esteve presente no evento, somando com todos um mesmo pedido: justiça à José Luiz, que tanto ama os animais, e paz aos animais, que ele tanto ama!

Não se intimide: maus-tratos é crime! Denuncie!


Lei Federal Nº 9.605/98

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


E atenção: Ao fazer uma denúncia formal, você não será o autor do processo judicial, mas sim o Estado e, portanto, é o Estado que deve passar a agir. E acontecendo de o agente se recusar a registrar a ocorrência, desetimular a sua iniciativa ou não dar o devido andamento ao caso, estará cometendo o crime de Prevaricação, conforme o Artigo 319 do Código Penal:

Código Penal

Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.



Portanto, vamos fazer valer a Lei: Denuncie!





Fotos: Onca




Leia também:


Caminhada pede paz
Rádio Garibaldi 1410 AM, 24/10/2011
http://www.redesul.am.br/Noticias/Seguranca/24/10/2011/Caminhada-pede-Paz/88278/



Com informações de:

Pessoas solidárias à recuperação de Zé Luiz organizam manifestação pela paz.
Rádio Garibaldi 1410 AM, 20/10/2011
http://www.redesul.am.br/Noticias/Seguranca/20/10/2011/Pessoas-solidarias-a-recuperacao-de-Ze-Luiz-organizam-manifestacao-pela-paz/88127/

Ouça manifestação dos envolvidos no caso de agressão a morador da Alfândega.
Maisnova FM, 17/10/2011
http://www.maisnova.fm.br/Noticias/babado/Ouca-manifestacao-dos-envolvidos-no-caso-de-agressao-a-morador-da-Alfandega/87811/

Aberto o inquérito à briga no Alfândega.
O Garibaldense, 24/10/2011
http://www.jornalogaribaldense.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61:dia-de-festa&catid=1:noticias