quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Receitas vegetarianas

.





Receitas vegetarianas
(Sem ingredientes de origem animal)







> LEITES VEGETAIS

Substituindo o leite de vaca em receitas




Leite de Aveia
Pôr de molho a quantia desejada de aveia, no dobro em água, em recipiente de louça ou vidro. Após 2 horas, bater no liquidificador.
Coe num pano. Pode pôr mais água, se ficar engrossado.






Leite de Amêndoas
12 a 20 amêndoas sem pele, já hidratadas. 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral. Como fazer: Bata as amêndoas com a água, no liqüidificador.






Leite de Amêndoas Morno
Leite de amêndoas; Meia colher de café de suco de gengibre ralado; 1 colher(de café) de canela em pó; Melado ou açúcar mascavo. Como fazer: Misture bem, todos os ingredientes, e e os aqueça em fogo muito brando, por poucos segundos.





Leite de Arroz Integral ou outros Cereais, para bebês (Consulte um pediatra naturalista)
Cozinhe bem o arroz integral ou outro cereal; aveia, trigo ou cevada. Bata no liquidificador e coe em seguida. Essa pasta deve ser mantida na geladeira, em recipiente fechado.
No preparo da mamadeira, use 3 colheres de sopa ( ou mais, conforme o apetite da criança) dessa pasta, misturada com água morna ou chá fresco de ervas naturais.
Como opção, pode-se adoçar. Nesse caso, empregue açúcar mascavo de boa procedência e se possível de cultivo orgânico. A frutose talvez seja mas suave para um bebê. De acordo com a experiência e intuição, pode-se misturar um ou outro dos leites vegetais apresentados nesta obra.






Leite de Gergelim
¼ xícara de semente de gergelim germinado ou hidratado; 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral.Como fazer: Bata as sementes com a água, no liquidificador. Em seguida, coe.






Leite de Brotos de Soja (Moyashi)
½ xícara de brotos de feijão-soja (moyashi); 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral. Como fazer: Bata os moyashis com a água, no liquidificador, e coe.






Leite de Castanhas-do-Pará
Itens: 1 colher de sopa de aveia, 1 xícara de castanhas-do-Pará, 1 litro de água fervente. Como fazer: Antes, dilua a aveia em água fria. Leve-a para ferver. Espere esfriar um pouco e bata no liquid., com as castanhas. Coe num pano ou peneira fina. Ponha 1 pitada de sal. Adoce com melado.






Leite de Coco
Ralar um coco (não use nada de alumínio) e o deixar ferver com água por 40 minutos. Mexa um pouco, com colher de pau e então bata por 5 minutos no liquidificador. Coe com um pano de algodão bem limpo. Rico em proteínas, saboroso, ótimo para doces e sem os aditivos químicos do similar engarrafado.






Leite de Girassol
½ xícara de semente de girassol germinada ou hidratada (que ficou de molho em água); 1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral. Como fazer: Bata as sementes, com água, no liquidificador e coe.






Leite de Soja (Extrato)
Dissolvem-se, geralmente, 2 colheres de sopa do extrato solúvel de soja, em pó, à venda no comércio (ver a validade), em 1 litro de água.






Leite de Soja (grãos)
Ingredientes: 2 xícaras de soja em grão; 2 litros de água. Como fazer: 1. Selecionar a soja e lavar bem com várias águas. 2. Deixar de molho durante 8 a 12 horas. 3. Descascar o grão: a) Eliminar a água em que os grãos ficaram de molho. b) Pôr os grãos num pano de prato ou saquinho. c) Apertar as pontas do pano e fazer movimentos fortes, ou passar sobre o pano e grãos o rolo de abrir massas, várias vezes, com força. d) Embaixo de água corrente, numa vasilha grande, apertar com os dedos e ir trocando a água até o grão ficar plenamente limpo.
4. Bater os grãos limpos no liquidificador com 1 litro de água e levar tudo para cozinhar, em um caldeirão grande. Incluir outro litro de água. Mexer sempre. Ferver lento, durante 35 minutos, a contar do início da ebulição. Depois que iníciou a fervura, coloque um pratinho de porcelana no fundo da panela. Assim não grudará.
5. Desligar o fogo e deixar esfriar.
6. Coar em seguida, empregando um pano de malha aberta, torcendo a trouxa que se forma.
7. Completar juntando água necessária, de jeito a se obterem, no fim, 2 litros de leite de soja. Esse leite pode ser armazenado na geladeira por vários dias. Para melhorar o sabor do leite, incluir um pouquinho de sal, baunilha ou canela em pau.
O resíduo, ou massa de soja que sobrou, conhecido também como okara, pode ser armazenado na geladeira em saco plástico até uma semana ou mais, podendo ser usado em pratos doces ou salgados. O leite de soja pode ser usado para trocar o leite comum em: bolos, papas, mingaus, cremes, pães, biscoitos, canjica, arroz -doce ou até como coalhada, iogurte, queijo, requeijão.





Leite de Uva (O suco natural, sem aditivos nem adoçado)
O suco de uva tem um açúcar natural, formado por glicose e frutose, assimilável sem esforço pelos órgãos da digestão. Possui mais calorias que o leite de vaca e a sua análise demonstra enorme semelhança com o leite materno. Excelente para casos de anemia, fraqueza, convalescença,febre, doenças, em geral. É alcalinizante do sangue, acelera o metabolismo e estimula as funções hepáticas. Quase todas as marcas mais conhecidas têm aditivos químicos e açúcar refinado ou industrial. Recomendamos a marca 'Superbom'.O ideal seria que não fossem pasteurizados, porém crus e frescos e feitos de uvas sem química. (Difícil, mas não impossível.)






_

Fonte:
Guia Vegano
http://www.guiavegano.com/receitas/leitevegetal/index.html










>>>


> RECEITAS GERAIS







Hambúrguer vegetariano

Ingredientes
2 xícaras de glúten moído (carne vegetal)2 xícaras de carne de soja (da pequena) deixadas de molho em água temperada com alho e sal 4 colheres de sopa de farinha de trigo 2 xícaras de aveia 2 tomates sem pele picadinhos 3 dentes de alho 1 cebola picadinha 4 colheres de sopa de salsinha ou cebolinha verde 1 colher de chá de orégano sal a gosto
Modo de fazer
Misture tudo muito bem com as mãos até a massa se tornar homogênea. Modele os hambúrgueres e leve-os para assar em forno moderado até ficarem sequinhos. Faça um molho de sua preferência para servir.



>



Hambúrguer de aveia

2/3 xícara de aveia integral2/3 xícara de nozes picadas3 talos de aipo picado2 cenouras raladas¼ xc. farinha de trigo integral1/4 de xícara de água
Misture todos os itens; dê a forma de 6 hambúrgueres. Frite por 10 min. cada lado, até ficar bem dourado.



>



Hambúrguer de lentilha

Ingredientes
2 xíc. de lentilha escorrida cozida, amassada 1 xíc. migalhas de pão integral 1/2 xíc. germe de trigo Sal a gosto 1/2 cebola ralada farinha de trigo, óleo
Modo de fazer
Misture os primeiros cinco ingredientes. Passe na farinha de trigo e frite os bifes.
8 porções
Nota: Eu (Marly) costumo incrementar esta receita colocando mais temperos: cominho em grão, uma pitadinha de pimenta, etc. e quando não tenho germe de trigo em casa, uso aveia que dá no mesmo.



>



Pão de tofu (pão sem queijo)

1kg de tofu1kg de polvilho azedo2 colheres de sopa de farinha de milho1 colher rasa de sopa de sal1 xícara de óleo
modo de fazer: 1) Escaldar - com água fervente - 2 colheres de sopa de polvilho azedo + 2 colheres de sopa de farinha de milho + 1 colher rasa de sopa de sal + 1 xícara de óleo. É bem pouca água, o suficiente para ficar como um pirão. 2) Adicior 1kg de Tofu e 1kg de polvilho azedo até dar ponto de pão (desgrudar da mão). Não precisa adicionar mais água. 3) Aquecer bem o forno, de preferência elétrico, para assar.
("Escaldar - com água fervente - 2 colheres de sopa de polvilho azedo" é colocar água fervendo sobre as 2 colheres de polvilho mesmo e fica mexendo até ficar homogêneo. o resto vc acrescenta a essa mistura)



>



Queijo de soja tipo ricota

Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de suco de limãosal a gosto (grosso ou fino)4 xícaras (chá) de grãos de soja, deixados de molho no dia anterior.
Modo de preparoBater a soja no liquidificador - para cada xícara (chá) de grãos de soja utilizar 4 xícaras (chá) de água potável (filtrada).Coar num pano de algodão e, levar ao fogo o "leite" obtido.Quando ferver, diminuir o fogo e acrescentar aos poucos o suco de limão e não mexer mais.Deixar em fogo brando até o coágulo obtido subir à superfície e formar uma "massa" ligada, firme e rígida.Despejar a massa (coágulo) num pano de algodão sobre uma peneira.Lavar com água fervendo por três vezes.Acrescentar o sal e despejar o coágulo numa forma plástica (própria para queijo), forrada com pano de algodão fino ("pano de queijo").Deixar escorrer por uma noite, prensandoRetirar da forma e armazenar em refrigerador.
Obs.: Não é necessário deixar o "queijo" de soja em água gelada, como normalmente é feito com o tofu. O "queijo" obtido tem a textura semelhante à do queijo tipo ricota.



>



Bife de batata

Ingredientes2 xícaras de batata crua, ralada com casca1 xícara de cenoura ralada fininho1 xícara de farinha de trigo1/2 xícara de cebola picadinha1/4 de xícara de cebolinha picadaFarinha de rosca até dar consistênciaSalsaSal a gostoModo de fazerMisturar todos is ingredientes e formar os bifes. Assar em forma untada.



>



Bife de lentilha

250 gr de lentilha
1 xícara de chá de germen de trigo tostado.
1 cebola grande bem picadinha
sal marinho
salsinha, cebolinha
óleo para untar.
Deixe a lentilha de molho de véspera.
Troque a água e cozinhe por 20 min na panela de pressão – tem que ficar bem macia.
Escorra a lentilha e, reserve a água – pode precisar para dar ponto.
Coloque a lentilha em um vasilhame – amasse com um garfo – amasse muito bem. Acrescente o germen, a cebola e os temperos que quiser, e o sal marinho. Se precisar, acrescente um pouco da água do cozimento.
Forme com as mãos bifes ou hamburgueres (redondos) .
Unte uma forma com óleo, e leve em forno quente.



>



Quibe vegetal (vegano)

Ingredientes
Triguilho Sal Cebola ralada Sumo de gengibre ou alho socado Limão Cheiro verde Coentro Hortelã
Modo de fazer
Ponha triguilho de molho durante a noitePela manhã, esprema Junte o sal, a cebola ralada, o sumo de gengibre ou alho socado, o limão, o cheiro verde, o coentro e a hortelã Faça os bolinhos Frite ou ponha no tabuleiro para assar.



>



Bolo de chocolate vegano

Ingredientes
3 xic. de farinha (680 gramas) 2 xic. de açúcar (450 gramas) 6 colheres de sopa de cacau (100 gramas) 2 colheres de chá de bicabornato de sódio 1 colher de chá de sal 3/4 xic. de óleo vegetal 2 colheres de chá de vinagre 2 colheres de chá de baunilha 2 xic. de água fria
Modo de fazer
Em uma tijela grande misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados. Coloque no forno a 180 graus por 40 minutos.
Nota: para um bolo sem gordura, substitua o óleo por suco de maçã. O vinagre não é indispensável, supõe-se que funcione com o cacau acentuando o sabor de chocolate, mas a diferença não é muito perceptível.



>



Bolo brigadeiro

Ingredientes
200 g (2 xícaras) de farinha3 colheres de chá de fermento1 colher de bicarbonato de sódio150 g (5 colheres de sopa) de margarina 1 lata de leite condensado de soja1 colher de chá de baunilha150 ml (¾ de xícara) de água morna50 g (2 colheres de sopa cheias) de alfarrobaMÉTODO: de esfarelarFORNO: 180°C – médioTEMPO DE COZIMENTO: 25-30 minutosFORMA: 1 redonda de 30 cm ou 2 redondas de 20 cm ou1 retangular de 20 X 30 cm untada e polvilhada com farinhaPeneire a farinha e o fermento. Corte a margarina em pedacinhos bem pequenos e misture-os à farinha, usando as pontas dos dedos.Numa outra tigela, dissolva o bicarbonato e a alfarroba na água morna. Junte o leite condensado e misture bem. Junte essa mistura, aos poucos, à mistura seca e mexa bem.Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno. Asse o bolo por 25 minutos. Verifique se o centro está seco. Se não estiver, deixe no forno por mais alguns minutos.Deixe o bolo esfriar por dez minutos antes de tirá-lo da forma. Quando frio, recheie-o e cubra-o com Recheio de Brigadeiro.



>



Bolo de aniversário I

Ingredientes
300 g (3 xícaras) de farinha6 colheres de chá (rasas) de fermento em pó150 ml (½ xícara) de óleo de milho, de arroz ou de girassol200 ml (1 xícara) de iogurte de soja200 ml (1 xícara) de leite de soja50 g (2 colheres de sopa cheias) de alfarroba1 colher de café de essência de baunilha150 g (¾ xícara) de açúcar
TIPO VEGANOMÉTODO: de bater como um cremeFORNO: 190°C – médioTEMPO DE COZIMENTO: 25 minutosFORMA: 1 redonda de 25 cm ou 1 retangular média ntada e polvilhada com farinha
Bata o óleo, o açúcar e o iogurte até formar um creme. Junte o leite e a alfarroba aos poucos, mexendo sempre. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura. Bata tudo por 1 minuto com uma colher de pau.Despeje na forma untada. Leve ao forno por 25 minutos. Verifique se o centro está seco. Se não estiver, deixe no forno por mais alguns minutos.Deixe o bolo esfriar por dez minutos e então tire-o da forma. Deixe esfriar completamente antes de rechear.


>



Bolo de aniversário II

Ingredientes
200 g (2 xícaras) de farinha
4 colheres de chá (rasas) de fermento em pó2 colheres de sopa de alfarroba100 ml (½ xícara) de leite de soja4 colheres de sopa de leite condensado de soja4 colheres de sopa de margarina derretida 100 g (½ xícara) de açúcar½ colher de chá de essência de baunilha¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio3 colheres de sopa de água morna
MÉTODO: uma mistura só
FORNO: 180°C – médioTEMPO DE COZIMENTO: 30 minutosFORMA: 1 redonda de 20 cm ou 1 retangular pequena untada e polvilhada com farinhaNuma tigela, peneire a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e a alfarroba. Junte o leite, o leite condensado, a margarina derretida, a baunilha e a água morna. Bata com uma colher de pau por dois minutos.Leve ao forno por 30 minutos. Verifique se o centro está seco. Se não estiver, deixe no forno por mais alguns minutos.Deixe o bolo esfriar por uns dez minutos antes de tirá-lo da forma. Deixe esfriar completamente antes de rechear.

>



Bolo de frutas secas, banana e leite de arroz integral

Material: 1 forma de pão com 26cm X 13cm X 5cmIngredientes1 e ½ xícara de leite de arroz 1 e ½ xícara de flocos de quinua + 1 colher de sopa para finalização1 xícara de farinha de arroz integral ou fubá1 colher de chá de bicarbonato de sódio1 colher de chá de fermento em pó Royal1 xícara de frutas secas picadas (ameixa,passas,banana passa,damasco)1 banana amassadacanela à gosto
ProcedimentoMisture o leite de arroz com os flocos de quinua. Deixe descansar um pouco para absorver a umidade e ficar demolhada. Adicione as frutas secas. Misture o restante dos ingredientes. Coloque em forma de pão untada e deixe descansar 20 minutos antes de levar para assar. Polvilhe com 1 colher de sopa de quinua em flocos e leve para assar por aproximadamente 1 hora.



>



Chantily de tofu

1 xícara de tofu 1 pedaço pequeno de favo de baunilha 2 colheres de sopa de karo 2 colheres de sopa de leite de cocoPreparo:Bater no liquidificador tudo junto, até que fique cremoso. Sirva sorvetes ou bolos.


>



Esfiha de soja

Ingredientes
Massa
45 g de fermento para pão 3 colheres de sopa de açúcar 1/2 colher de sopa de sal 3/4 de xícara de água 4 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara de óleo
Recheio de soja
Soja temperada Pimenta síria à gosto
Dissolva o fermento com o açúcar, o sal e a água. Numa tigela grande, coloque a farinha. Faça uma depressão no centro, acrescente a mistura do fermento e o óleo aos poucos e vá misturando tudo com uma colher de pau. Coloque o restante da água e amasse até obter uma massa de consistência mole e elástica, mas que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais água. Sove bem a massa por uns cinco minutos. Cubra com plástico, coloque um pano por cima e deixe crescer por uns trinta minutos ou dobrar de volume. Pre-aqueça o forno em 300º (quente).
Modo de fazer Pegue a massa crescida, coloque numa superfície com farinha e abra-a numa espessura fina. Corte rodelas de 7cm de diâmetro e acrescente uma colher de chá do recheio de soja. Se quiser fazer esfihas abertas, basta distribuir o recheio por igual. Se quiser fechá-las, una três laterais no meio da esfiha. Asse por 10 minutos até ficar com o fundo e as bordas ligeiramente douradas.



>



Lasanha vegana

Ingredientes
1 pacote de massa para lazanha pré cozida 2 abobrinhas médias 1 tomate médio sem pele e sem sementes 5 dentes de alho 5 colheres (sopa) de azeite 2 batatas grandes 1 cebola 2 cenouras grandes salsinha, cebolinha (ou orégano ou manjericão) sal e pimenta a gosto 1 vidro de palmito 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara de purê de tomates
Modo de fazer
Corte as abobrinhas em lâminas no sentido do comprimento (com o descascador de batatas ou com o cortador de cebolas). Coloque em um recipiente com água e sal e serve. Faça o mesmo com as cenouras. Escorra o palmito e ferva por 15 minutos em água e sal, pique em pedaços bem pequenos e reserve. Em uma panela coloque a batata, o tomate, a cebola, duas colheres de azeite, dois dentes de alho amassados, sal, pimenta a gosto, salcinha, cebolinha ( ou outro tempero) e deixe cozinhar. Quando a batata estiver macia desligue o fogo. Retire duas conchas do caldo e reserve. Bata o resto no liquidificador junto com a farinha de trigo, leve novamente ao fogo para engrossar (deve ficar com a consistência de um molho se for necessário coloque mais água). Reserve este molho. Em uma panela coloque 3 colheres de azeite e refogue os três dentes de alho, coloque as duas conchas do caldo, o purê de tomates e deixe ferver, coloque sal, pimenta e os temperos (salcinha, cebolinha,ou orégano, ou manjericão) e deixe apurar um pouco, mas tem de ficar um molho bem líquido. Se for necessário coloque mais água. Reserve este molho.
Pegue uma forma para montar a lazanha, forre o fundo da forma com molho de tomate, coloque uma camada de folhas de lazanha, coloque uma camada de lâminas de abobrinha, despeje um pouco de molho de tomate por cima, coloque outra camada de folhas de lazanha, coloque uma camada de lâminas de cenoura, jogue um pouco de molho por cima, coloque uma camada de folhas de lazanha, coloque uma camada de palmito picado, coloque uma camada de molho de tomate por cima, vá alternado as camadas até faltar 2 centímetros para alcançar a borda da forma então coloque mais uma camada de molho de tomate e jogue o molho de batata por cima. Cubra a forma com papel alumínio e deixe assando em forno alto por 30 minutos, retire o papel de alumínio e deixe mais 15 minutos em fornoalto. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.
Obs: # Essa lazanha como quaquer outra, fica melhor quando feita de um dia para o outro, ela fica mais firme na hora de cortar. # O molho de tomate pode ser o que a pessoa desejar # A receita não é tão complicada como parece.



>



Milk shake de banana e morango

Ingredientes
1 xícara de tofu espremido com um pano1 xícara de morangos lavados1 banana maduraaçúcar ou melado a gostoModo de preparo
No copo do liquidificador, junte as frutas e bata bem. Adoce se quiser com açúcar e bata mais. Por último, coloque o tofu e bata até obter um creme. Se acha que a mistura está grossa demais junte um pouco de água gelada. Sirva bem gelado.



>



Ovo de Páscoa com soja

Ingredientes
1 kg de chocolate meio-amargo em barra200 g de kinako (grão de soja torrado e moído)3 colheres de sopa de flocos de arroz
Modo de preparo
Em recipiente refratário, derreta o chocolate por aproximadamente 4 minutos no forno de microondas. Retire do forno e mexa até dissolver todo o chocolate. Pegue outra vasilha e coloque água com gelo. Coloque a vasilha do chocolate derretido na água gelada e mexa até voltar a temperatura ambiente.
Retire a vasilha da água gelada, acrescente o Kinako e o flocos de arroz. Mexa até misturar. Coloque na forma de ovo ou de bombom a primeira camada e leve ao congelador por alguns minutos. Retire e faça a segunda camada dando o acabamento nas bordas.Rendimento: 2 ovos de 600gTempo de preparo: 1 hora



>



Pizza de tofu

Para fazer a massa:
2 xic. de farinha integral1/2 xic. de farinha branca5 colher de sopa de óleo1 colher chá sal.30 gr. de fermento biológico1 xic. de água morna.Misture o fermento na água morna, (cuidado , se estiver quente estraga a massa) e misture nos outros ingredientes, bate e sove bem.deixe descansar, coloque uma bolinha da massa num copo com água, quando a bolinha subir, abra a massa, (eu abro na mão mesmo, direto na forma, unte um pouco a forma com óleo, e abra bem, deixe bem fininha, fure com um garfo, e coloque no forno ´pré aquecido para pré-assar, não asse tudo, deixe ainda faltando uns 10 min.Para fazer a pizza mesmo eu uso, uns 200 gr. de tofu, o melhor é o chinês (que tem consistência mais firme ) Amasse com um garfo uma boa quantidade, coloque sal, azeite, azeitonas, e qualquer tempero que gostar, cebola, alho, etc. etc. Eu uso o Cury, orégano, molho de gergelim, enfim, não tenha medo de temperar, pois senão vai ficar sem gosto, mas tbm não exagere!Ah, dica, cozinhe brócolis, (ou outro vegetal.) pique e misture no Tofu, é ótimo !Depois de tirar a massa quase pronta do forno, passe massa de tomate e coloque o tofu, em cima e bote no forno por uns mais 10 min.A massa dá pra 2 pizzas, portanto deixa a 2a massa já pré-assada pra fazer, não demore muito pra usar a 2a massa senão endurece, o ideal é fazer no mesmo dia, ou no dia seguinte.Não é necessário deixar muito tempo no forno, pois o tofu só vai esquentar.Não espere que o tofu derreta igual queijo, pois não é a mesma coisa.Mas em compensação dá pra comer uma pizza dessas inteira sozinho, e não passar mal, pois é muito leve, não pesa.



>



Torta de banana ou maçã

Ingredientes
- 12 bananas nanicas maduras- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo- 2 xícaras (chá) de farinha de soja- 1 xícara (chá) de açúcar- 4 ovos inteiros- 1 colher (sopa) de fermento em pó- 150 g de margarinaModo de preparo
- Misturar o açúcar, as farinhas, o fermento e peneirar, juntar a margarina e preparar uma "farofa" esfregando os ingredientes com as mãos.- Untar uma assadeira com margarina e polvilhar com farinha de trigo.- Colocar metade da "farofa" e cobrir com as bananas cortadas em três partes (no sentido do comprimento). Cobrir com o restante da "farofa", sem apertar.- Bater quatro ovos inteiros, como se fosse fazer uma omelete, ir colocando sobre a última camada, com ajuda de um garfo.- Polvilhar com canela em pó e, levar ao forno em temperatura média, por cerca de 25 minutos.



>



Substituindo o ovo em receitas

Quibe: pode-se usar PTS (proteína texturizada de soja) ou fazer uma pasta com grão de bico ou de soja em grãos (cozinho, depois passo no processador). No recheio pode ser colocado PTS, tofu, lentilha, brócolis, escarola, ricota...

Hamburguer/ almôndega de PTS: hidratar, espremer beeeem, temperar e bater pelo menos metade na PTS no mini-processador até virar uma pasta. Misturar tudo de novo e acertar o ponto com um pouco de farinha de trigo (integral ou branca). Macarrão (massa fresca): usar farinha branca, sêmola, farinha integral, azeite, sal e água. Bolinho de mandioca: processar a mandioca cozida, temperar e, se precisar, colocar um pouco de maisena (amido de milho). Soufles/ quiches: usar tofu.

Crepes: colocar água, óleo, farinhas (branca e integral ou branca e maisena), fermento em pó...

Panquecas americanas: usar farinha integral, maisena, leite vegetal, melado e fermento em pó. Bolos/ bolinhos: usar linhaça. Mode fazer: bater as sementes no liquidificador até virar pó, guardar em um pote fechado no congelador. Quando precisar, tirar 1 colher de linhaça moída, acrescentar 2 colheres cheias de água e esperar uns 15 minutos. Depois, colocar uma colher (chá) de extrato de soja ("leite de soja em pó") e usa em lugar de um ovo.

Outras substituições possíveis para ovos são: biomassa (banana verde cozida e processada), lecitina de soja, tofu, banana madura amassada (só receitas doces) (normalmente é mais ou menos uma colher cheia pra cada ovo), batata cozida amassada...

Em massas doces, tipo bolo, o melado ajudam no resultado final também.


>



Queijo vegetal (de mandioquinha)

Preparo:

Fazer um purê de mandioquinha (2 a 3 colheres de sopa) e bater com 1 xícara de polvilho doce e 1/2 xícara de polvilho azedo, mais 3 colheres de creme vegetal, ou óleo, ou água.

Acrescentar 1 colher (café) de sal e mais meio limão espremido. Completar com água até ficar pastoso e colocar a mistura em um grill ou frigideira (sem óleo) em fogo baixo.
Serve para colocar em pizzas.

>



Requeijão (com leite vegetal)

Ingredientes:- 4 iogurtes (vegetal) sem açúcar- 2 colheres de sopa cheias de levedura de cerveja- 150ml de água- 200ml de leite vegetal (arroz, soja, amêndoas.. etc)- 5 colheres de sobremesa bem cheias de ágar-ágar- Sal de ervas- Ervas provençais (ou qualquer outra de sua preferência)Preparo:Misturar o iogurte com o leite e o sal no copo do liquidificador. Em uma caçarola a parte, adicionar a água e quando começar a ferver adicionar a levedura e o ágar-ágar. Mexer sem parar, para que não queime porque fica muito espesso, por uns 4min. Misturar esta pasta com a mistura de iogurte e bater até que fique um creme suave. Colocar em moldes umedecidos com água e esperar que endureça.



>



Mussarela Vegana (com leite vegetal)

Ingredientes:- 1 xícara de polvilho doce- 1 xícara de polvilho azedo- 2 colheres de sopa de purê de mandioquinha- 2 xícaras de água- 6 colheres (de sopa) de azeite de oliva ou óleo- sal à gosto (+/- 1 colher de sopa)Preparo:Bater no liquidificador ou processador a mistura de água com os polvilhos, o sal, o azeite e a mandioquinha. Passar a mistura (que fica bem líquida mesmo) para uma panela antiaderente e, no fogo alto, ficar mexendo até que forme uma massa dura e se desprenda totalmente da panela (não pode parar de mexer (demora uns 3 minutos até que endureça)Depois disso retire essa massa, dê a forma que quiser e retorne ao fogo baixo pra dourar os lados. Deixar 1 dia na geladeira antes de consumir.



>









Veja mais receitas em:

Sítio Veg - Receitas Vegetarianas
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=13&id=16&Itemid=38





.