quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Passeio da Vaquinha 2011

.



Onca realiza "Passeio da Vaquinha" em 2011.




[Foto: Onca]






“Seja Vegetariano”. Foi com esse pedido que no dia 12/02 o Onca realizou em Curitiba o 'Passeio da Vaquinha' de 2011. O ato, iniciado às 10h, durou duas horas e os integrantes do grupo distribuíram cerca de 400 panfletos aos cidadãos que demonstravam interesse ou se aproximavam.



[Foto: Onca]

Para chamar a atenção das pessoas na ação, a Vaquinha -um ator fantasiado- passeia junto ao grupo pelas áreas mais movimentadas da cidade exibindo um cartaz dizendo: “Seja vegetariano” enquanto os ativistas distribuem os panfletos. O objetivo é que a ação seja bem humorada e descontraída, convidando as pessoas a se informarem sobre o tema e se conscientizarem sobre o impacto da exploração animal.





[Foto: Onca]




Vegetarianos que não estavam presentes no ato mas caminhavam nas ruas também se aproximaram do grupo para parabenizar a iniciativa do passeio, como o caso do funcionário público Mauro. “Eu me tornei vegetariano após assistir o documentário ‘A Carne é Fraca’. A maioria das pessoas não tem conhecimento do sofrimento pelo qual passam os animais e por isso acho o trabalho de vocês muito importante”, conta.





[Foto: Márcia Dal Magro]


Além disso, o grupo conheceu dois turistas ingleses, também vegetarianos. Para um dos ativistas do grupo, Emerson, o passeio é importante pela falta de acesso das pessoas à informação sobre exploração animal. “O que mais me chamou atenção durante a ação foi a falta de acesso diário das pessoas à informações sobre o assunto”, conta.


Os impressos distribuídos são produzidos pelo próprio grupo. Eles trazem informações relevantes sobre a alimentação vegetariana e os impactos negativos da indústria da carne para os animais, ao meio ambiente, à saúde humana como também ao planeta.




Primeiro passeio da Vaquinha em 2010


O primeiro Passeio da Vaquinha ocorreu em julho de 2010. Nesta ação, foram distribuídos mais de 500 panfletos. No passeio, a Vaquinha carregava um cartaz dizendo “Tenha coração: seja vegetariano!”, fazendo alusão ao contraste “coração” versus “estômago”.



[Foto: Onca]




Ficha Técnica da ação


Título da ação:

"Passeio da Vaquinha"
Propósito: ação para divulgação do Vegetarianismo
Criação: criação coletiva de Onca
Organização: Ana Paula Mello
Comunicação: Bianca Nascimento
Realização: Ana Paula Mello, Luciana Brites, Keiti Cinat, Márcia Dal Magro, Emerson Apio, Jéssica Del Bianco e Lidvar Schulz
Data: sábado, 12 de fevereiro de 2011
Local: centro de Curitiba, Paraná, Brasil
Confecção da fantasia: Nicolly Ferreira Pinto
Confecção de impressos: Lidvar Schulz
Fotos: Onca, Márcia Dal Magro e Jéssica Del Bianco
Vídeos: Onca

Veja as fotos do 'Passeio da Vaquinha':
https://picasaweb.google.com/onca.contato/PASSEIODAVAQUINHATheCowRide#








.