As feiras de filhotes de animais como cães e gatos são uma realidade em todo o mundo. Em Curitiba, há diversos Pet Shops e feiras na cidade que vendem esses animais como se fossem mercadorias.
A loja Champagnat da Rede de supermercados Carrefour infelizmente apóia esse tipo de comércio. Nas duas últimas semanas, aconteceu uma feira internacional de venda de cães na loja. O grupo Onca e protetores de sites como AdoteBicho e Cãopanheiro, bem como protetores independentes, fizeram uma manifestação na frente da feira contra essa venda, através de cartazes e panfletos, que eram entregues as pessoas que entravam e saíam do mercado bem como nos sinaleiros.
Os materiais continham frases com ”Não compre animais, adote” e informações sobre esse comércio que apesar de não ser ilegal, não deveria existir. Diversas pessoas passavam ao local e apoiavam a ideia e deixaram depoimentos contando que já adotaram cães ou tinha interesse de fazer isso. Além disso, grupos de comunicação como a Ó Tv e Band foram cobrir a manifestação.
A parceria entre o Onca e os protetores foi um verdadeiro sucesso, que incomodou muita gente, mas também deixou a ideia principal na mente de muitos cidadãos e famílias curitibanas: a de que os animais não são produtos!
terça-feira, 19 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
Onca não se intimida com o frio e sai as ruas
No último sábado (02/07), mesmo no inverno curitibano, o grupo Onca não fez do frio um empecilho para realizar mais um ato a favor dos animais nas ruas de Curitiba.Os voluntários se reuniram na praça Rui Barbosa, levando informações a população sobre vegetarianismo e direitos animais.
Na ocasião, o grupo levou também duas bandejas de isopor, como as que são vendidas carne nos supermercados, mas com uma mão e um pé de borracha imitando ser de humanos, fazendo uma apologia da carne animal ser igual a carne humana. "E se fosse você?": essa foi a frase estampada na exposição.
Além disso, o Onca disponibilizou a população dois abaixo assinados: um para coletar assinaturas a favor da proibição do uso dos animais como cobais em aulas práticas de universidades e também do uso dos animais como cavalos por carrinheiros para a tração de suas carroças.
Um dos voluntários presentes no dia foi Everton Furtado, do Rio Grande do Sul. Ano passado, no mês de seu aniversário (julho), ele saiu as ruas e conheceu o Onca. Conversando com os participantes, tornou-se vegano no mesmo mês e neste ato esteve presente para comemorar seu aniversário, seu primeiro ano sendo vegano e participando como voluntário no dia.
Mesmo vindo a chuva, o Onca foi até o restaurante indiano Balarama para comemorar o aniversário de Everton e confraternizar mais um dia de divulgação a favor dos animais!
Por Redação Onca
Fotos: Onca
Assinar:
Postagens (Atom)